História da Maçonaria

          Existem várias sociedades secretas no mundo, porém conhecemos muito pouco sobre elas. Nosso foco no momento vai ser sobre a maçonaria, tanto a maçonaria visível quanto a invisível.




          "A Maçonaria é uma fraternidade dentro de uma fraternidade - uma organização exterior que esconde uma irmandade interior dos eleitos... é necessário estabelecer a existência dessas duas ordens separadas, porém independentes, a visível e a outra invisível. A sociedade visível é uma esplêndida camaradagem de homens 'livres e aceitos' que se reúnem para dedicarem seu tempo às atividades éticas, educacionais, fraternais, patrióticas e humanitárias. A sociedade invisível é uma fraternidade secreta e augustíssima (de majestosa dignidade e grandiosidade), cujos membros dedicam-se ao serviço dos arcanos [segredos, mistérios]." [Lectures on Ancient Philosophy, Manly P. Hall, pág. 433]

          Deixando claro, mesmo membros da maçonaria no grau 33 podem não saber realmente o que é a maçonaria.
          De onde surgiu a maçonaria? Qual a sua real origem? São perguntas que ainda não podemos saber ao certo a sua resposta, porém existem duas teorias que são as mais aceitas historicamente, uma delas é que surgiu com os templários e a outra que surgiu nas associações profissionais dos pedreiros-livres da Inglaterra, na Idade Média
          Historicamente a maçonaria surgiu com os antigos templários, em 1099 a igreja entrou em guerra contra os mulçumanos, no meio dessa guerra surgiu um grupo de homens, um grupo que não pararia por nada até conseguirem o que queriam, cerca de 20 anos depois de Jerusalém ser tomada a cúpula da rocha foi tomada por um grupo de monges guerreiros que se autodenominavam “os cavaleiros templários”. Com o tempo estes foram se afastando mais e mais das praticas cristãs, eles aprenderam as artes secretas da cabala (uma antiga forma de magia judaica) juntamente com rituais obscuros. A cabala foi uma arte ensinada para os judeus através dos Egito antigo durante a época de escravidão ao faraó no tempo de “Navakanazar”. Em 1307 eles foram presos sobre as acusações de negação a cristo, adoração a ídolos, magia e homossexualidade, em 1314 o papa Claymont V declarou que os templários eram hereges e ordenou que todas as suas propriedades fossem apreendidas, seu líder Jacques de Molay foi capturado e queimado, quando parecia que os templários haviam sumido apareceu uma esperança para eles, encontraram um refúgio como um aliado, porém não na França, mas em um país em luta da independência contra a Inglaterra e Escócia.
          Em 1314 eles lutaram ajudando a Escócia com um exército de quase 20 mil homens a menos, ganharam a guerra.
          Os templários voltaram a beira da destruição mas nunca mais deixariam serem destruídos, dessa vez eles iriam controlar o país, controlando os seus reis, e, afim de preservar sua ordem secreta os templários teriam que morrer, mais precisamente, o seu nome teria que morrer, seus descendentes viraram o real poder da Escócia, em 1603 a morte da rainha Elisabeth I deixou a Inglaterra sem herdeiro ao trono, em virtude disso o rei James V da Escócia se tornou rei da Inglaterra. A Escócia e a Inglaterra se uniram para formar um novo reino e assim o poder dos templários se espalhou, dando a eles maior poder em toda Grã-Bretanha.
          Por mais um século os templários se esconderam até que fossem quase esquecidos, mas, no entanto eles não queriam o controle apenas da Grã-Bretanha o tempo todo eles estavam planejando um reagrupamento para se infiltrarem em postos de poder em todo o reino.
          Em 1707 os templários reapareceram na Europa e eles haviam crescido em número e em força e estavam prontos para criar uma nova identidade, o nome que eles escolheram para si o nome conhecido por muitos e entendido por poucos, esse novo nome - os maçons. Ganharam assim respeito e dignidade. O primeiro membro mundial da maçonaria foi Fredrick príncipe de Gales. No entanto, os maçons eram livres para realizar rituais secretos transmitidos pra eles pelos seus antepassados e estes tornaram para eles a base dos níveis de adesão ou conhecido como graus.
          Eles não estavam contentes só com a Grã-Bretanha, seus planos eram ainda maiores, depois o mundo viu a Europa e a américa passarem por muitas guerras e revoluções devastadoras, no entanto, isso não foi comumente acreditado como efeitos espontâneos de um povo oprimido, mas de fato esquemas criados pelos poucos exclusivos com fome de poder absoluto, tudo isso viria de um país aonde surgiram séculos antes e se tornaria a base para a dominação global.

2 comentários:

  1. Muito promiscua essa teoria q envolve os templarios, porém ainda sou muito mais adébto à teoria dos pedreiros.

    ResponderExcluir
  2. sim, iremos falar sobre isso na parte dois sobre a historia da maçonaria! aguarde!

    ResponderExcluir